FEVEREIRO É MÊS DE…

SEGUNDO PASSO

Passamos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmas, poderia nos devolver à sanidade.

No Primeiro Passo de MADA, tomamos conhecimento da nossa impotência em controlar nossos relacionamentos e as outras pessoas, e também do descontrole em que se encontravam nossas vidas.
Como podemos, então, modificar essa situação? Agora, precisamos de ajuda para que possamos acreditar em nosso processo de recuperação. Muitas de nós, no isolamento de nossos relacionamentos, tentamos modificar nosso comportamento, sem, contudo, obter uma modificação profunda. Com o tempo, voltávamos a agir de forma doentia, o que nos deixava profundamente frustradas e com uma crescente vergonha de nós mesmas.

O segundo passo sugere que encontremos uma força além de nós, que nos ajude a acreditar que há uma saída para os nossos problemas e também que há uma maneira na qual podemos praticar os passos da recuperação. O segundo passo nos diz: “um Poder Superior”, ao invés de “O Poder Superior”. Isso significa que temos, em MADA, a liberdade de escolher nosso Deus, segundo a concepção e vontade de cada uma.
Algumas de nós afastaram-se do caminho espiritual e da fé, simplesmente porque perderam a esperança de que a vida poderia tomar um rumo saudável. Estivemos “brigadas” com Deus. Ou talvez, nos afastamos de um caminho espiritual porque a imagem de um Deus, que nos foi transmitida por nossos pais, era ameaçadora: – “se você continuar agindo assim Deus vai castigar você!”. Pensávamos que Deus havia nos abandonado. Até mesmo a obsessão pelo seu parceiro pode tê-lo colocado na posição de seu “Poder Superior”, ao acreditar que o relacionamento pudesse lhe dar tudo o que necessitava, deixando que ele controlasse sua vida.

Quem sabe agora, em MADA, a prática desse passo possa dar a chance de encontrar uma nova concepção de Deus, uma concepção que seja mais adequada para nós. Um Deus bondoso e amoroso, conforme nossa compreensão e necessidade pessoal. Aqui em MADA, você não é obrigada a ter alguma crença para praticar a programação e desenvolver sua espiritualidade. Talvez seja mais fácil para você, que está no início, a compreensão desse Segundo Passo e de um Poder Superior, como sendo o seu próprio grupo de apoio. Você pode ter em mente que o que você encontra aqui em MADA é algo que lhe dá força e coragem, que é mais do que conseguiria usando somente a própria força de vontade. E que esse Poder Superior pode se manifestar através dos depoimentos de cada uma.

Isso já é um bom caminho para que possamos iniciar o processo de recuperação. Diz-se que no Segundo Passo, poderemos achar a vida saudável que estamos procurando.
Hoje, precisamos encontrar um caminho que nós faça acreditar na possibilidade de mudança em nossas vidas. Isso é praticar o Segundo Passo. Que possamos fazer juntas o que não pudemos fazer sozinhas.

Perguntas do Segundo Passo:

1. Como foi sua vida espiritual na infância?
2. Qual é a visão do que seria, hoje, uma vida saudável?
3. Você acredita verdadeiramente que pode, hoje, aprender a desenvolver uma vida saudável?
4. Hoje, o que você pode fazer na sua recuperação para praticar o Segundo Passo?

Deixe uma resposta